Martinho 414

Enduros - Trilhas - Motocross

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal !!



O esporte com motocicleta poderia ser definido pela conquista da liberdade e da formação de uma personalidade individualista. Mas não é isso que conquistamos com nosso esporte por entre as trilhas. Nós quando pegos por essa paixão por motos, pelas Trilhas e Enduros, às vezes nem conseguimos explicar o porquê de tanto apego por este esporte com essa máquina.

Essa Razão ou explicação eu acredito que venha do grande poder que este lazer tem de proporcionar em nossas vidas uma satisfação em fazer amigos.

Tudo começa na vontade de ter um esporte para se divertir, ter lazer nos finais de semana e ao mesmo tempo praticar um esporte com adrenalina, velocidade etc...em conseqüência você sozinho não pode andar, então vai atrás de parceiros, busca informações e vai as trilhas. Dentro delas começa a diversão, mas também chegam às horas de sufoco, onde você quase desistindo de tanto fazer força vem seu amigo e lhe dá aquela mão e te ajuda a seguir viajem. Ali já nasce o senso da gratidão, mostra o quanto você precisa do seu colega e te bota em prontidão para retribuir aquela mão amiga na hora certa. Fim de trilha vem as rodinhas de conversas, risadas, histórias sobre os acontecimentos do dia.

Na semana seguinte é hora de trabalhar, e nas folgas, lava motoca, revisa, arruma um tempinho pra pensar no próximo finde e onde será o próximo role, liga pros parceiros e marca a hora e local da saída pra trilha.

Com a freqüência na brincadeira, você vai aprendendo coisas novas, aprende a ser um pouco de mecânico, psicólogo, médico, paciente rsrsrsrs...aprende o valor do bom trabalho em grupo quando organiza um evento, vê a necessidade do bom relacionamento com as comunidades e donos de terras por onde passamos e consciência da preservação da natureza.

Por isso que nosso esporte é maravilhoso e só quem já experimentou sabe disso, tem o poder de abrir o coração para novos amigos, parceiros de viajem e compartilhamos da mesma paixão. Com certeza somos um grupo privilegiado formadores de uma sociedade melhor, onde com um bom relacionamento com o próximo conquistamos a tão sonhada e pedida Paz e Amor!!

Desejo que Deus abençoe a todos com um Feliz Natal, Boas Festas, Saúde e muito sucesso para 2009.

Grande abraço

Martinho # 414

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Final Brasileiro Enduro FIM

Marcio e Eu com meus Trófeus

Os Campeões de 2008

Martinho, Tecila, Marcão, Marcio, Rafa, Yuri e Dede ..Equipe Catarinense em suzano


Magiccity foi o Palco da Final do Brasileiro de Enduro F.I.M. Situado na cidade de Suzano/SP, o local é um parque aquático e pousada, um complexo de diversão para famílias em meio à natureza do interior paulistano. A escolha desde local foi de primeira. Pilotos, amigos e familiares se sentiram em casa.

A Prova foi composta por um extreme montado anexo ao parque e três especiais em trilha. O primeiro Enduro teste era numa trilha em meio à mata, porém aberta de bastante velocidade. O segundo já era mais travado, com muitas subidas no começo e descidas no final, onde acabava numa trilha bem travada com raízes e muitas valetas. O terceiro já começa num circuito de um morro, onde subia muito e terminava num trecho tipo pista de cross-country com muitas curvas onde o fim era dentro do parque novamente. O Extreme teste tinha saltos, pedras, pneus, troncos e um tipo de gaiola com traves onde os pilotos tinham q se abaixar para passar o obstáculo.

A equipe Adrenatrilha Trail Clube não mediu esforços para realizar a prova e o resultado foi satisfação total dos pilotos. As Trilhas estavam muito bem sinalizadas, os deslocamentos com muitas trilhas, quase nada de estradas. Os postos de controles eram compostos de trilheiros da região que tinham muito conhecimento e responsabilidade sobre o que estavam fazendo, com isso ajudou num resultado rápido e preciso. Realmente a equipe está de parabéns pela excelente prova.


A prova reuniu os melhores pilotos do Brasil, o destaque ficou para o atual campeão português, o brasileiro Felipe Zanol (CRN Motofundador/ASW/MR Pro/Água Mineral Ingá/GAMAR) fez o melhor tempo na geral e na categoria E2, onde pilotava sua yamaha YzF 250. Nielsen que já era o campeão por antecipação venceu a E1 e ficou com a segunda colocação na geral. Na E3 vitória ficou para Marino, mas o catarinense Rafael Gaerthner que administrou a vantagem foi quem se consagrou campeão. Na E4 a disputa foi acirrada no sábado entre o paulista Michel Simões e o Catarinense Martinho Roussenq, Michel venceu por um décimo de segundo, mas no domingo Martinho foi determinado a buscar a vitória e andando muito forte, conquistou a vitória na prova e também se consagrou o Campeão de 2008 da E4.

“Quero agradecer primeiramente a Deus pela proteção, a minha família e todos meus amigos. Agradecer os companheiros de viajem, todos competidores que estiveram acelerando no Campeonato 2008, agradecer o meu compadre Claudinei Batista da CB Motos que foi meu professor, preparou minha moto e sempre me deu apoio, o parceiro Valmor que me da desconto em peças e revisões da concessionária Valmorzinho Motos, o Marcelo Bonganhi meu amigo e incentivador incondicional, nosso Presidente Eder Rato pela força nas matérias e parceria em enduros, trilhas e na ASCPE e tantos outros amigos que tenho e dizer que todos têm uma parcela de ajuda nessa conquista.

Com muito orgulho passo a dizer que sou
C A M P E Ã O B R A S I L E I R O de E N D U R O de 2008,
e esse título podem ter certeza que é muito importante pra mim, pois sou muito apaixonado por Enduros e foi com muita dedicação e perseverança que conquistei”.

Grande abraço a todos

Links de notícias da final:

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

4ª Prova do Brasileiro de FIM e Catarinense - Ibirama

A prova de Ibirama foi válida pelas 7° e 8° etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro. A etapa também contou para as 8° e 9° do Catarinense de Enduro.

Com muitos dias de chuva antecedendo a prova, a organização preparou uma prova muito boa, porém o terreno muito molhado tornou a prova muito difícil, cansativa, com muitas valetas, onde principalmente nossas motos nacionais sofreram com subidas fortes e com as valetas que se formaram no trajeto.







Sabado largamos com chuva e já no segundo deslocamento vimos que não seria nada fácil terminar a prova no horário, então forcei o ritmo já no deslocamento e fiz todas voltas dentro do horário certo, depois da volta de reconhecimento acelerei forte nas especiais mas com caltela para não cair e se machucar, pois tava muito liso, cheguei a atolar numa grande valeta perdi 15 minutos, sorte ser num deslocamento.

No fim do dia, a surpresa, relátorio na mão bons tempos e primeiro lugar garantido, uma vitória na hora certa.

Domingo a chuva parou um pouco porém a dificuldade so aumentou pq ia secando e ficando um barro ainda mais liso. Mas felizmente a organização acertou e modificou um pouco o trajeto, cortando os trechos onde não havia mais condições de passar a prova. Na primeira volta já valendo tempo pro Brasileiro andei certinho com cautela, so que forcei muito numa subida, e na segunda volta veio a resposta, o motor da CRF quebrou. Pensei que tinha botado o campeonato fora. Mas consegui retornar ao parque fechado, colocar minha moto lá e não ser desclassificado. Mesmo assim, fiquei com a 2ª colocação na prova e 43 pontos pro Campeonato Brasileiro. A má notícia fica por não pontuar no Campeonato Catarinense no Domingo e cair da segunda para quarta colocação.










Esses 43 pontos conquistados, me colocou na 2ª colocação do Brasileiro, apenas 4 pontos do líder Deivid Zorzi, assim as 2 últimas etapas em Suzano-Sp descidem quem leva o título de campeão Brasileiro da categoria Enduro 4.




Agradeço à Deus e ao meu filho Diogo meu torcedor e fã numero 1.

Ultima Etapa Copa ASCPE - São Joaquim



No dia 11 e 12 de outubro foi realizada a prova válida pela Copa ASCPE de enduro de Regularidade em São joaquim.




Esse ano me programei para participar somente de provas de enduro FIM, porém veio a sede de correr alguns regularidades, corri em Içara numa prova bacana e resolvi correr em São Joaquim por muitos motivos, os principais são: primeiro pq foi lá que conquistei minha primeira vitória, segundo pq o terreno lá é diferente, com muitas pedras, que torna tudo mais dificil porém prazeroso terminar um ENDURO como este, em terceiro pra prestigiar nossos amigos serranos Aécio e Cia .




Na sexta fui sorteado e ganhei uma diária no Hotel. Ai resolvi ir pro enduro já no sabado e passear com a família.




Sábado sai de casa, rumo à serra catarinense, depois de subir a maravilhosa serra do Rio do Rastro, encontramos na chegada uma fraca chuvinha que dava noção de uma prova ainda mais difícil. A noite saimos com os amigos Aecio, Rato, Wardi, Fábio e suas esposas, para conversar e saborear aquela pizza.


No Domingo, dia começou nublado, mas sem previsão de chuva, então a diversão tava garantida, e foi que aconteceu, uma prova com planilha perfeita, médias puchadas com falta de alguns neutros tecnicos, tornou a prova cansativa e de bastante velocidade. Andei tranquilo até metade da prova pra não arriscar, na metade acabei cortando o pneu traseiro e tive que diminuir ainda mais o ritmo, mesmo assim conquistei a 3ª colocação na categoria Master.


link do Vídeo da subida da pedreira...sou numero 4, tbem quarto a passar!!
http://www.youtube.com/watch?v=-HjBmMt2PXo

grande abrço amigos!!




foto:www.breaco.com.br






terça-feira, 5 de agosto de 2008

Brasileiro/Catarinense/Copa ASCPE Enduro FIM Paulo Lopes





Ótima prova!!
Andei bem, fiz bons tempos, só não contava em no sábado pegar motos engalhadas na trilha e passar trabalho pra passar e no domingo a suspensão traseira estourar!!
Mas ainda com um 4° lugar melhorei minha posição no Campeonato. Agora é treinar e buscar à vitória nas próximas provas!!
Fotos: Valdecir Augustin meu amigo TOPO www.toporacing.com.br

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Enduro do Vinho 2008





Olá Amigos!!


Neste último final de semana, participei do enduro do Vinho na cidade de Bento Gonçalves/RS, conhecido no passado como Enduro dos Vinhedos. Já andei em Taquaras, no Enduro dos Pampas, (que não é moleza)mas sempre tive a vontade de conhecer os vinhedos, que sempre foi considerado uma prova de alto nível técnico e com muitas pedras que dificultam a vida dos pilotos e suas motos.


A organização no sábado já mostrou sua competência, com uma ótima estrutura e receptividade. Aliás a cidade de Bento é show...1° mundo!!
Depois daquela pizza, conversas e boas piadas fomos dormir para enfrentar o grande desafio do find.


Domingo sem chuva, nublado, um dia perfeito pra acelerar, o roteiro com muita trilha boa, outras difíceis e com paissagens de cinema. o diferencial foi duas subidas, uma valendo tempo e outra em deslocamento, que mas pareciam um mundial de enduro, era pedreira.....o legal foi encontrar pessoas assistindo, clicando nossos tombos e nossa dificuldade de superar aquele obstáculo.



Parabens a equipe TCBG que realizarão o Enduro do Vinho, uma excelente prova, trilhas de montão, tecnicas, um enduro de verdade, cansativo, mas fantástico!!
Recomendo aos trilheiros um dia conhecer as trilhas dos Pampas ou dos vinhedos...e d +
Agradeço Deus pela saúde e aos amigos Cascaes, Geno, Rato pelo ótimo final de semana.
abraço a todos.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

3ª Etapa Copa ASCPE – São Ludgero



A equipe Tribo da Trilha realizou no dia 29 de Junho uma excelente prova de enduro.
No decorrer da semana anterior a prova choveu o bastante para deixar as trilhas bem molhadas, mas no domingo reinou o sol que após a volta de reconhecimento do trajeto já estavam bem melhores de se acelerar. Com alto nível em trilhas, tudo muito bem sinalizado, e num local próximo as trilhas, tivemos muito pouco deslocamento em estradas.

As especiais mesclavam de tudo, trilhas abertas, subidões, pedras, lamas, trechos travados, com raiz, era de tudo um pouco, esse foi um dos motivos para classificar essa prova como ótima.
Eu larguei lá atrás por ainda não estar com uma boa posição no ranking devido à 1ª etapa ter sido meu descarte, andei forte e procurei não errar, conquistando um bom 2° lugar.

Parabéns a equipe pela prova, e agradeço a Deus pela saúde e proteção e a todos meus amigos grande abraço.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

3ª Etapa Catarinense São Bento do Sul



A etapa do catarinense foi realizada no dia 1 de junho na cidade de São Bento do Sul, norte de Santa Catarina, região rica em boas trilhas.

As 9h de domingo, largamos para o reconhecimento e vi que o percurso estava dificil e tecnico. A primeira volta, vi que não ia ser facil, as trilhas estavão enxarcadas e muito lisas, devido ao temporal que ocorreu na madrugada anterior, porém era um terreno de barro vermelho, que com o passar das motos foi secando e ficando cada vez melhor de acelerar. O 1° et era curto e rápido que começava no parque e terminava numa trilhinha, um pouco fechada. O 2° et com mais de 8 min de tempo era o melhor em minha opinião, longo e mesclado com trilhas de alta e travadas, tudo no meio do mato um percurso que exigiu muita tecnica, já o et 3 e 4 eram abertos e rápidos. A 5ª especial era um circuito que começava em trilhas e acabava na pista de motocross ao lado do parque de trabalho, muito bom de acelerar onde a moto tracionava bem.
Eu tentei andar redondo pra não cair e nao me machucar, fiz bons tempos nas especiais e consegui a 2ª colocação na prova. Quem Venceu a Geral foi Ike Klaumann e em minha categoria (E4), foi Carlos Krum, piloto da Cidade de Ibirama.


A Equipe SBMC, que organizou a prova ta de parabens pela escolha das trilhas e pela competencia em todos sentidos, um sucesso, principalmente na cronometragem, que foi 100% precisa, nota 10 à equipe.

Dia 15 tem 2ªetapa da Copa ASCPE, em Capivari de Baixo
grande abraço a todos.
Martinho

Fotos:Valdecir(TOPO) e Rose Augustin

quarta-feira, 7 de maio de 2008

A toda Prova!!





Sem Escolher caminho, prova ou tempo...vou andando onde tem trilha boa e bons pegas.

Enduro F.I.M de Biguaçu, Etapa do Catarinense, uma ótima prova, alguns problemas na apuração, mas com diversão garantida e um bom 2° Lugar.

Já no Enduro Regularidade São Ludjero, válido pelo Sul Brasileiro, andar com os master não é facil, ainda mais eu com uma 230 e eles com poderosas especiais....mesmo assim valeu a pena, foi muita trilha boa, um ótimo roteiro, bem pra frente, sem laços, sem tranqueiras...somente muito lisas por causa do temporal da ultima semana...mais uma prova de nível e com muita competencia da organização dos Tribo da Trilha.

Grande Abraços

Martinho # 414

terça-feira, 15 de abril de 2008

Enduro F.I.M Bueno Brandão

Enduro Bueno Brandão 12 e 13/04/2008

Nesse ultimo fim de semana eu, e meus amigos Cabeça e Marcinho saímos rumo a Minas Gerais para participar da Abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro.

A cidade sede da primeira etapa foi Bueno Brandão, uma cidade pequena, com uma boa estrutura com bares, mercados e postos de combustíveis, o básico, porém bem bacana, em meio a muitas montanhas, um povo muito hospitaleiro.

Saímos na sexta de madrugada por volta de 4h da manha, às 10 da manha recebi a ligação do amigo Fabio Bola de Fogo, que estava em SP e sairia às 12h rumo a Bueno e indicou o trajeto que tínhamos que seguir. Ao meio dia também falamos com o Andrey que nos reforçou que deveríamos pegar o Rodoanel e a Fernão Dias. Porém como o Marcinho tinha levado seu GPS, seguimos um caminho que o mesmo indicou cortando do rodoanel ate Mairiporã economizando uns km, só que já estando na Fernão Dias, passamos de Bragança Paulista onde o Fábio havia indicado, e o GPS nos deu um caminho alternativo, porém de estrada de terra, com muitas pedras e erosões. Foi ruim demais, porque nosso reboque estava pesado, e ai quebrou o suporte do carro a 10 km de Bueno. Desengatamos o reboque e eu saí a procura da cidade e uma oficina para o concerto. O Marcinho e o Cabeça ficaram aguardando naquela estrada, só que tive a idéia de pedir ajuda aos amigos, onde liguei pro Bola, que prontamente foi buscá-los, sendo que já era 6hs da tarde e o mecânico pediu um tempo para concluir o concerto. As 7 h conseguimos então concertar o reboque e fomos à procura do hotel. Foi onde encontramos os amigos Yuri e o Deivid, que nos levou a pousada onde estavam e conseguimos uma vaga.

Depois daquele banho e roupas limpas, fomos jantar na cidade com os amigos, na pizzaria encontramos o pessoal da CBM, Silvio e Assis, e o André da Mrbits e sua esposa. Tudo certo foi dormir para recuperar as energias.

Sábado pela manha tomamos café na pousada, este tenho que dizer que foi excelente. Um Café Colonial, simples e muito caprichado preparado pela Dona Nirma da Pousada. O acampamento do enduro foi montado na praça central, fechando uma rua ao lado dela para as equipes instalarem suas barracas e ao lado, bares e mercadinhos abertos. Correria até a secretaria, vistoria, preparativos e ficamos sabendo que a largada foi adiada para o meio dia, ótimo. Ai fomos pro que interessa, duas voltas de 50 km, sendo 50 min pra 1° alça e 1h e 10 min pra 2° com todos CHs marcados no mesmo local.

A saída se deslocamos por entre as ruas da cidade, em seguida uma trilhinha fazia a ligação com a primeira especial, ET1. Esse em minha opinião a melhor de todas, um circuito montado numa roça, chão limpo, barro vermelho e mão no fundo por uns 3 km, entravam na mata, bem fechada e entre arvores e raízes até o fim num pasto. Tinha um total de 5km, com o tempo em torno dos 6 minutos. Segundo deslocamento era numa estrada de terra, entrava novamente na trilha, com muitas pedras e erosões, e vimos que o tempo não iria ser fácil de concluir, por isso aumentei o Ritmo e acelerei forte, chegando à cidade novamente onde estava montado o Cross-teste e o Extreme. Onde nessa alça da volta faríamos o CT, e na próxima o XT. Assim fiz o CT com sobra de 4 minutos somente e corri ao local de largada onde passei no CH intermediário no tempo exato. O próximo deslocamento começava nas ruas novamente em outro sentido, e em seguida já começamos a encarar trilhas, pedras, subidas e descidas de tirar o fôlego. Depois de muita trilha, chegamos ao ET 2, este era casca, começava com pedras e mais pedras, atoleiros, subidas fortes entre cavas, parece que não ia mais acabar, sorte que era só 2 km...mais ai haja preparo físico, um deslocamento pequeno numa estradinha e entravamos numa trilha bem estreita com raízes e cavas a descer, que ligava novamente ao centro da cidade, ai vinha a vez do XT, montado ao lado da arquibancada do estádio, onde tinha troncos, pedras, saltos, fusca no chão pra passar por cima, uma gangorra, pneus de trator, umas curvas lisas, valetas e até por dentro do antigo vestuário.

Voltando a praça se fazia o CH que abria a próxima volta, ai o tempo de sobra pra fazer o abastecimento da maquina e do piloto.
Assim mais uma volta fizemos valendo a cronometragem, já que a primeira era só reconhecimento. Andei legal, forte e com poucos erros, só no Ct bati forte a frente da moto e senti o pulso. Terminamos por volta das 5h da tarde. Foi ai que recebi do André duas notícias ruins, o Andrey caiu e fraturou uma costela e a pior o Fábio Bola de Fogo, havia caído no CT e Fraturado a Perna.

Guardei minha CRF no Parque fechado, resultado na mão, fiquei com o 2 lugar no dia, fomos jantar e dormir cedo porque domingo tinha mais 3 voltas, 150 km nada fáceis. Domingo seguiu tudo certinho, só não consegui andar forte, porque meu pulso doía muito, terminando com 3° Lugar.

Concluindo considero um resultado positivo, em vista que andei com bons tempos nas especiais, andando praticamente no mesmo ritmo do cabeça que tava de 450, e sei que ele anda forte e tem muita resistência, sem falar que foi bom demais acelerar por aquelas trilhas.

Grande abraço pra todos e até a próxima

Martinho # 414

quinta-feira, 27 de março de 2008

Enduro F.I.M Garopaba - SC


Abertura da Copa ASCPE - 1ª etapa

3°Enduro F.I.M na Cidade de Garopaba/SC, nos dias 5 e 6 de Abril de 2008.

Largada Domingo às 10:00 Local: Sede da Tribo da Lama

Serão 30km por volta, com 3 enduros-testes, 1 extreme e 1 cros-teste, sendo 4 voltas.

Informações: www.endurosc.com.br

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sul Brasileiro Regularidade


VIII Enduro dos Pampas, MUITA PEDRA VAI ROLAR...


Abertura do Sul-Brasileiro e Gaúcho de Regularidade.

DIAS 8 e 9 de Março de 2008.

Serão 2 dias de provas, sabado larga em Taquara/Rs e retorna no mesmo Local, Domingo a prova segue para o Litoral terminando Próximo à Torres.

Eu que ja participei do Enduro dos Pampas, posso dizer, que é uma excelente Prova, um Show em Organização e Trilhas de Tirar o Fólego!!

Uma Boa dica é usar Pneus tipo Garra Cross( Mt-16 Pirelle ou C-2 Mitas), eles vão bem na pedra, com camara de ar grossa ou de preferencia um big moose.
Boa sorte aos Amigos que vão acelerar por lá....eu Vou de Apoio...meu Pulso ainda não da pra encarar esse grande desafio!!
abraços
Martinho


Informações www.sulbrasileiro.com.br